Terapia Comunitária

 
 

 O que é?  A Terapia Comunitária – TC é uma metodologia de criação e fortalecimento de redes solidárias de apoio comunitário e valorização do saber advindo da cultura e da experiência de vida dos indivíduos e famílias. A TC caracteríza-se por sua aplicabilidade em contextos de exclusão e pobreza e por se tratar de uma abordagem passível de ser multiplicada para aplicação em larga escala.

História: A TC foi desenvolvida pelo Professor Adalberto Barreto MD, Psiquiatra e Antropólogo que, junto com a comunidade da favela do Pirambu em Fortaleza, desenvolveu ao longo dos últimos 22 anos um método integrativo de manejo de grupos que oferece espaços de fala, escuta e vínculo, abertos à comunidade.

A TC no Brasil e no Mundo: A TC é hoje utilizada em todos os estados brasileiros em interação com diversas organizações da sociedade civil, universidades bem como com o sistema público de saúde. Pelos resultados positivos que vem apresentando, a TC foi recentemente adotada como estratégia de atenção básica em saúde mental pelo Ministério da Saúde do Brasil – MS. Esta Tecnologia Social despertou o interesse de diversas organizações internacionais e vem sendo reaplicada com sucesso no Uruguai, Chile, França, Suiça, Alemanha e Moçambique.

Pilares Teóricos – Apesar de ter sido desenvolvida de forma empírica, no contato direto com a realidade da comunidade, a TC fundamenta-se num sólido corpo teórico constituído pelos seguintes pilares:

  • Pensamento Sistêmico: …
  • Antropologia Cultural: …
  • Teoria da Comunicação: …
  • Resiliência: …
  • Ação/Reflexão de Paulo Freire: …
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s